quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Resultados do Manifesto

“Sou estudante, não abro mão, democracia na decisão” foi um dos cantos que ecoaram entre os corredores da Univates na quarta-feira da semana passada. Há quem diga que nunca esperou ver isso novamente na Univates, depois de 2001, quando estudantes também saíram das salas de aula para protestar contra o aumento das mensalidade. E agora, mesmo cercado de uma mentalidade estudantil acomodada com as injustiças, o DCE conseguiu resgatar em muitos estudantes da instituição o espírito de luta e mudança. O manifesto que começou na internet e alcançou números incríveis de acessos e compartilhamentos nas redes sociais, seguiu com a caminhada contra o aumento das mensalidades. Os jovens manifestantes mostraram que a juventude não quer ficar calada diante dos problemas que a cerca e sim, seguir viva no movimento. É uma juventude que vai além do discurso e pratica o exercício da cidadania, não fica estática em frente ao computador. Em muitos lugares, revoltas tem ganhado força por uso das redes sociais, o diretório reconhece que é uma arma poderosa. No entanto, sem essa vontade de ir as ruas e lutar por uma educação de qualidade, que ainda existe em muitos estudantes, não teríamos conseguido realizar um dos momentos mais democráticos na história dos alunos da Univates .

Você estudante, foi sempre o nosso maior incentivo a continuar nessa luta e em tantas outras em que o representamos. E tem valido muito a pena, cenas como a de quarta a noite fazem o espírito do movimento estudantil ganhar muito mais força em cada um de nós.

No último sábado, acadêmicos e componentes da reitoria entraram em acordo quanto à criação de uma comissão que vai avaliar o orçamento e os investimentos da instituição para o próximo ano e a partir disso discutir o aumento necessário. A comissão será composta de três alunos indicados pelo DCE e três representantes da área administrativa da Univates. A primeira reunião da comissão acontece nesta quinta-feira, as 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário