terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nos dias 05 e 06 de novembro, a 2ª conferência Estadual da Juventude transformou a capital gaúcha em ponto de encontro de jovens de todo o estado. A juventude Lajeadense foi representada por integrantes do Diretório Central de Estudantes da Univates (DCE), membros da União Lajeadense de Estudantes (ULEs) e alunos do Colégio Presidente Castelo Branco, além de integrantes do projeto Abaquar. Este ano, o evento foi marcado por várias inovações que possibilitaram uma maior democratização da conferência. Uma delas se refere à participação das comunidades tradicionais. Representantes dos índios Kaingang, Guarani e Charrua e comunidades quilombolas, estiveram discutindo políticas públicas para a juventude gaúcha. Na etapa municipal, a conferência da juventude em Lajeado contou com a participação de representantes da comunidade indígena. Ao total, foram realizadas 85 conferências envolvendo aproximadamente 15 mil pessoas. Encontros municipais, regionais e livres movimentaram a juventude.

De acordo com Ana Weber (25), responsável pelo departamento de comunicação do DCE, cerca de mil jovens estavam reunidos no sábado para opinar e debater nos grupos de discussão propostos pela organização da conferência. Fazendo justiça às palavras de incentivo ditas na abertura do evento, tanto pelo governador Tarso Genro, quanto pela deputada Manuela D’Ávila. Ambos elogiaram o espírito participativo e questionador do jovem brasileiro.

Fernando Zanatta (23), acadêmico do curso de História da Univates, foi eleito para participar como delegado na etapa nacional da conferência, em Brasília, representando os jovens de Lajeado.

“A conferência teve um ótimo resultado para os jovens do Vale e principalmente de Lajeado. Na etapa nacional, estarei defendendo questões como a inclusão do jovem no mercado de trabalho, politicas de permanência da juventude no meio rural, a inserção dos jovens nos debates sobre segurança pública.”

Zanatta ainda afirmou que entre as questões que levará a Brasília, está a criação de um conselho a nível municipal visando a real participação de representantes dos bairros e das comunidades nas decisões do governo municipal.

A ULEs também se fez presente no evento, uma das representantes, Carolina Gonzatti (17) destaca a importância do momento em que foram debatidos temas que afetam os jovens de Lajeado. “Levamos nossas ideias e opiniões visando à construção coletiva de não apenas propostas relacionadas às políticas de juventude, mas também mecanismos para que na prática as necessidades e apelos dos jovens lajeadense sejam atendidos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário