terça-feira, 25 de outubro de 2011

Retrato social da juventude brasileira

O Brasil é o país com o maior número de jovens no sul da América do Sul. E também o que maior mais tem problemas com a juventude. O país hoje, se encontra em uma situação contraditória, está em 5º lugar na relação de volume de jovens na população, números que representam alta possibilidade de crescimento, enquanto não se tem estrutura suficiente no país para manter e dar suporte à saúde, ao estudo, à informação e ao emprego. É preciso criar alternativas de apoio às políticas públicas já existentes para o jovem cidadão brasileiro. A participação de jovens em atividades adquire maior relevância, a medida em que essas atividades são inseridas em um contexto que procure difundir princípios fundamentais como o da liberdade de expressão e o da pluralidade de pensamento. O jovem que hoje se coloca como herdeiro dos problemas sociais pode, e deve, acreditar que como agente construtor da sociedade, pode sim mudar o mundo que foi apresentado a ele.

Felizmente ainda temos jovens que acreditam neste papel de transformador e querem ver as coisas acontecerem. Nosso papel é conscientizar a juventude de que se não se deseja a mudança e não há luta por uma realidade melhor, o futuro chega até nós moldado por outras mãos e pode não ser aquilo que sempre esperamos.


Eleições DCE - Gestão 2012


CHAPA 01

Um DCE Autônomo, Democrático e Popular.

Presidente: Carlos A. Portela (História)

Vice-Presidente: Luisa M. Arenhart (Ciências Contábeis)

2º Vice-Presidente: Maurício S. da Silva (Análise de Sistemas)

Secretária: Paula L. Abella (Direito)

Vice-Secretário:Lidiane Blau (Direito)

Tesoureiro: Vitor J. Espinoza (Direito)

Vice-Tesoureira: Gabriela Mueller (Estética e Cosmética)

Dep. Cultural: Ohana Majolo de Azevedo - Design de Produtos

Dep. Social: Miguel Wolf (Engenharia de Computação)

Dep. Esportivo: João O. M. Wollmuth (Química Industrial)

Dep. Imprensa/Divulgação: Guilherme Serro Polita (Publicidade e Propaganda)

Dep. Relação com os Cursos Técnicos: Luis H. dos Santos (Téc. Informática)

Equipe de Apoio:

Ana P. W. da Silva - Publicidade e Propaganda

Guilherme Siebeneichler - Jornalismo

Clara Darde - História

Alex Theves – Direito

Michele Muller - Estética e Cosmética

Gabriele Carvalho – Fisioterapia

Maitícia de Melo – Engenharia Ambiental

Fernando Zanatta – História

Francisca Figueiró - Publicidade e Propaganda

Gustavo Fedrigo – Engenharia Computação

Miguel Wolf - Engenharia da Computação

Samuel Henn - Engenharia da Computação

Luis Henrique O. Galimberti - Engenharia da Computação

Propostas

· Calendário de Festas do DCE (Na Univates e com casas noturnas da região);

· Estabelecer calendários de cursos de formação pelo DCE;

· Participação nos conselhos internos da Univates como representantes dos Estudantes;

· Participação nas atividades da UNE e UEE/RS - Livre;

· Intervalo cultural (última quarta-feira do mês);

· Continuar com o boletim eletrônico do DCE e E-cliping semanal;

· Ampliar convênios com a carteirinha de estudante do DCE;

· Calendários de Reunião com os Diretórios Acadêmicos;

· Curso de formação de Lideranças;

· Debate sobre a qualidade da Educação na Univates;

· Debates sobre temas atuais com lideranças nacionais;

· Maior interação com os estudantes dos cursos técnicos e tecnológicos;

· Jornal semestral do DCE;

· 5º Enduro DCE Univates;

· Mais opções de entretenimento na sala do DCE;

· Festa dos Bixos;

· Atividade no dia do Estudante;

· Atividade Comemorativa dos 30 anos DCE;

· Autonomia na Comunicação do DCE na Univates;

· Apoio às Semanas Acadêmicas;

· Pub do DCE;

· Wood DCE.

Dias e horários da Eleição:

Quando: 25 a 27 de outubro de 2011.

25/10 no turno da noite, 26 e 27/10 nos turnos da manhã e noite.

Local: Entradas dos prédios da Univates.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

E o assunto do momento é: o Estatuto da Juventude

A aprovação do Estatuto da Juventude na Câmara tem gerado algumas críticas. Por isso é preciso esclarecer a questão da meia-entrada. A lei estabelece meia-entrada para os jovens estudantes até 29 anos, e não para todos os jovens, como muitos editoriais de imprensa fazem parecer ser. Em segundo lugar, o projeto regulamenta uma lei que já existe nos 11 Estados que são os maiores centros de consumo cultural do Brasil. Ou seja, esse direito já existe e a economia brasileira já o subsidia. O estatuto regulamenta nacionalmente a lei, estabelecendo, um limite de idade. Na prática, a lei não implica nenhuma “conta a mais” para o consumidor, mas o inverso. A cultura é um direito básico e um bem que tem de ser acessível a todos, a eles também. O mais importante é o mérito do projeto. Outro aspecto importante: o estatuto, que regulamenta inúmeros direitos importantes para a juventude, não é obra de uma única deputada. Foi aprovado pela unanimidade do Congresso, produzindo, inclusive, consensos entre a bancada evangélica e os defensores dos direitos homoafetivos. É uma lei que serve como exemplo de diálogo, tanto que o projeto foi consensual justamente por ter sido aquele com maior participação popular da história da Câmara. O projeto foi aprovado em votação na Câmara mas o documento ainda precisa ser aprovado no Senado para depois ser sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. Muito mais do que garantir meia entrada, e a cultura “acessível”, para a juventude brasileira, o estatuto vem para garantir e apoiar toda e qualquer luta dos jovens por um futuro melhor.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Estatuto da juventude: mais um passo para o desenvolvimento do Brasil

Confira o artigo do presidente do Conselho Nacional da Juventude sobre o Estatuto da Juventude

O dia 6 de outubro de 2011 marcará as atuais e futuras gerações. A aprovação do Estatuto da Juventude na Câmara dos Deputados é sem dúvida a maior conquista do Século para a juventue e um marco na história brasileira.

A primeira conquista aconteceu na constituição de 1988, com a aprovação do voto facultativo de jovens entre 16 e 17 anos.

No ano de 2010, ano marcado pelo maior número absoluto de jovens, aconteceu a inclusão do termo juventude na constituição brasileira, a chamada PEC da Juventude, que indicou a necessidade de aprovação de Marcos Legais no país: o Estatuto da Juventude e o Plano Nacional de Juventude.

O Estatuto é fundamental pois define quais são os direitos específicos desse período da vida, marcado pela faixa etária de 15 a 29 anos, que hoje é composta por cerca de 50 milhões de brasileiros.

É um marco para constituir uma nova compreensão sobre o que é ser jovem, período que carregou estereótipos negativos, visto como problema ou mera fase de transição da infância para a vida adulta. Chegou a hora da sociedade e do Estado reconhecerem os jovens como portadores de direitos específicos, capazes de participar do projeto de país.

O Conselho Nacional de Juventude, criado em 2005, foi protagonista da construção e pressão para a votação do projeto e contribuiu para qualificar a peça, por exemplo, com a inclusão dos temas: do direito a comunicação e liberdade de expressão, à cidade e a mobilidade, à segurança pública e a necessidade de implementação da Agenda Nacional de Trabalho Decente para a juventude. O PL também assegura o direito a diversidade e pluralidade, à cidadania, à participação social e garantia do desenvolvimento integral com políticas públicas nas mais variadas áreas do Estado.

O Estatuto define a criação de um Sistema Nacional de Juventude que ainda precisará ser regulamentado pelo Estado, mas que aponta para a necessidade de um pacto federativo entre Municípios, Estados e a Federação para a execução de políticas de juventude. O Sistema prevê ainda que o controle social e a participação são fundamentais e devem ser exercidos por meio dos Conselhos de Juventude.

A votação só foi possível por um esforço da relatora Manuela D’avila, que com o apoio da Frente Parlamentar de Juventude criou as condições com as lideranças partidárias para um cenário favorável que permitiu sua aprovação por unanimidade, além de outros deputados que mostraram sensibilidade ao tema e ao público da juventude.

Os desafios agora passam por construir uma pressão política sobre o Senado e viabilizar que seja sancionado pela Presidente Dilma antes da 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá de 9 a 12 de Dezembro em Brasília.

Ao Congresso cabe acelerar a votação do Estatuto da Juventude e dar continuidade a tramitação do Plano Nacional de Juventude, conjunto de políticas, programas e metas a ser executado pelo Governo. É preciso que o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Juventude apresente uma proposta de regulamentação do Sistema Nacional de Juventude, com a garantia de recursos, atribuições e competência dos Municípios, Estados e Federação que coloquem como centro a participação plural da juventude na definição das políticas e do marcos legais.

A 2ª Conferência Nacional que tem o slogan “Conquistar Direitos e Desenvolver o Brasil”, tem como eixo fundamental do seu temário a necessidade do avanço dos Marcos Legais e para além de comemorar a aprovação do Estatuto, apontará as demandas da juventude para o aperfeiçoamento do Plano Nacional de Juventude e regulamentação do Sistema Nacional de Juventude.

O Conselho Nacional de Juventude comemora mais esta vitória, que aponta para um pacto intergeracional para a construção de um Brasil que respeite e valorize as novas gerações e criem as condições para a promoção de um país que assegure os direitos plenos a todos os cidadãos.

Gabriel Medina é Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE)

Fonte: http://www.une.org.br

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Semana do Consumidor Consciente

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou mais uma campanha de conscientização ambiental. Desta vez, a bandeira levantada é a do consumo consciente, o que beneficia não só o planeta, mas a qualidade de vida dos quase 7 bilhões de seres humanos. Para embasar a campanha, são citadas atividades do nosso cotidiano como por exemplo, o desperdício de água para lavar a calçada ou o fato de todos quererem um carro, mas ser desagradável ficar preso no trânsito e respirar um ar carregado de poluição.

O mês de outubro foi escolhido porque em 15/10/2008, o Consumers Intenational, organização mundial das associações de defesa dos direitos do consumidor, fez uma campanha sobre Consumo Sustentável chamada Consumer’s Action Day. No Brasil, o MMA, envolvido com a temática, lançou o Dia do Consumidor Consciente em 15/10/2009. Incluindo desta forma a data no calendário de comemorações relacionadas ao Meio Ambiente.

O MMA lançou um hotsite com dicas e textos que incentivam o consumo sustentável. Além disso, na Semana do Consumidor Consciente (de 15 a 22 de outubro) haverá uma série de ações organizadas pelo Ministério e seus parceiros.

Se cada um de nós realizar uma pequena ação que poupe recursos do planeta, podemos fazer uma grande diferença, além de influenciar as pessoas a nossa volta.

Para saber mais sobre a iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e sobre a programação da Semana do Consumidor Consciente acesse o hotsite da campanha.

Fonte: http://www.ozengenharia.com.br/blog/

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Festa de Dia das Crianças - ONG ABAQUAR BRASIL


Clique para ampliar

A força dos Estudantes

As políticas públicas para os jovens avançaram a passos largos nos últimos anos. O Brasil, que cada vez mais torna-se referência internacional no combate à pobreza e no crescimento econômico com distribuição de renda, também é uma das lideranças mundiais na implementação de ações que promovem o jovem como um sujeito de direitos e que acreditam no seu potencial para alavancar o nosso desenvolvimento. Por outro lado, os desafios são muitos. Os jovens brasileiros se desenvolvem de maneira desigual. O nível de escolaridade dos jovens rurais é 30% inferior ao dos urbanos. A taxa de analfabetismo entre os jovens negros é mais que duas vezes maior do que entre os não negros: 3,4% contra 1,4%. O desemprego juvenil é, ao longo dos levantamentos dos últimos períodos, quase três vezes maior que a taxa de desemprego dos adultos. Atento a essa realidade, o Brasil vem incorporando, especialmente na ultima década, políticas públicas especificas para os jovens, além de garantir a incidência do tema nas políticas sociais e universais – como educação, saúde e geração de emprego. Esta é uma postura tanto da União quanto de estados e municípios, que criam órgãos gestores e programas voltados para este segmento. Estas são conquistas do governo brasileiro, mas, principalmente, dos movimentos sociais e da sociedade em geral. Agora, as políticas públicas caminham no sentido da expansão da concepção dos direitos da juventude. O foco é a garantia de que o jovem tenha autonomia para desenhar a sua trajetória e condições para viabilizar a sua emancipação. Para além dos direitos fundamentais, como saúde, educação, cultura, habitação e trabalho, o jovem deve ter o direitos ao território, à experimentação, à diversidade, à participação e ao desenvolvimento integral. Somos 50 milhões de jovens brasileiros. Em nenhum outro momento da história, este segmento da sociedade foi tão representativo. É hora de ousar nas políticas públicas de juventude para construir o Brasil sonhado por tantas gerações.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Nos ajude a definir a agenda cultural de 2012!

O Núcleo de Cultura da Univates e o DCE querem saber a sua opinião sobre os eventos culturais que são realizados na UNIVATES.
Você pode nos ajudar a organizar a agenda cultural 2012. Basta acessar o link www.univates.br/pesquisasonline , entre os dias 04 e 11 de outubro de 2011, e dar a sua opinião.
Exerça o seu direito, a Cultura agradece!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES




EDITAL N° 001/2011/DCE/UNIVATES



EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES

O PRESIDENTE DO DIRETÓRIO CENTRAL DE ESTUDANTES – CENTRO

UNIVERSITÁRIO UNIVATES, CARLOS AUGUSTO PORTELA, no uso legal de suas atribuições, comunica a todos seus associados que estão abertas as inscrições de chapas candidatas para a diretoria do DCE da UNIVATES para a gestão de 2012, conforme estabelecido no Estatuto do mesmo.

Período de inscrições: 03/10/2011 à 11/10/2011

Local: Secretaria do DCE

Horário: 08h30 as 11h30 e das 13h30 as 22h (segunda à sexta-feira), 08h30 as 11h (sábado pela manhã)

Homologação das inscrições: 24 horas após o recebimento da inscrição

Período das eleições: de 25/10/2011 a 27/10/2011(manhã e noite) das 09h as 11h30, e das 18h30 as 22h

Localização das urnas: Em pontos estratégicos da UNIVATES a serem definidos pela Comissão Eleitoral.

Lajeado, 24 de setembro de 2011.

Carlos Augusto Portela

Presidente DCE/UNIVATES

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A revolução da Educação à Distância


Aos poucos, a educação a distância (EAD) ganha mais adeptos no Brasil. Professores, estudantes e outros interessados no ensino, conseguem ver com bons olhos os lados positivos e negativos desta forma de aprendizagem. Frederic M. Litto, atual presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), inova na forma de apresentar o tema em seu livro “Aprendisagem a Distância”. O professor escolhe escrever de maneira divertida, leve e objetiva, sem o rigor acadêmico que deixa os textos chatos, sobre o significado da aprendizagem no passado, presente e futuro. As primeiras formas de educação a distância são relembradas, como o uso das cartas e posteriormente do rádio e da televisão. O texto avança até o universo virtual da internet, onde as novas propostas e criações são construídas. E nesse campo, há muito a ser dito e pensado. É um livro planejado para que a leitura seja feita por principiantes ou profissionais de educação a distância. Os problemas, preconceitos e imprevistos que afetam esta forma de ensino também são questionados, instigando o leitor a pensar nas melhorias possíveis e necessárias para o amadurecimento geral da questão. É preciso analisar cada vez mais a revolução que as novas tecnologias da comunicação e informação trouxeram para as formas de trabalhar e de aprender. Chegou a hora de procurar algumas novas reflexões sobre ideias antigas na teoria, e prática, da educação e discutir numa perspectiva humanista, mas essencialmente prática, todos os desafios da educação.



Fonte: Uol Educação

XII MERCOMOVIMENTO - Congresso Internacional

Santa Maria / RS - Início em 12/11/11
Programação
DIA 12/11/2011 – Sábado
9h às 19h – credenciamento e inscrições na Secretaria do Evento – Ginásio de Esportes do Clube Recreativo Dores
18h 30min – Início dos cursos 23 ao 33
22h 30min – Término dos cursos 23 ao 33
23h – Abertura Festiva e Atividade Social no Salão Nobre do Clube Recreativo Dores e escolha da melhor Fantasia do XII MERCOMOVIMENTO com a Banda Agito Capilar e DJ Elizandro Campos
DIA 13/11/2011 – Domingo
8h às 12h – Cursos 01 ao 11 e Curso Especial 01
8h às 12:50h – Apresentação de Trabalhos Científicos (orais)
11h às 19h – Workout de Academias
12h às 13h 30min – Intervalo dos cursos
13h 30min às 17h 30min – Cursos 12 ao 22 e Curso Especial 01
14h às 18:50h – Apresentação de Trabalhos Científicos (orais)
17h 30min às 18h 30min – Intervalo dos cursos
18h 30min às 22h 30min – Cursos 23 ao 33
23h – Atividade Social - Noite do Sertanejo Universitário - no Salão Nobre do Clube Recreativo Dores com a Banda Simfolia e DJ Elizandro Campos
DIA14/11/2011 – Segunda-feira
8h às 12h – Cursos 01 ao 11, Curso Especial 01 e Apresentação de Trabalhos Científicos (pôsteres)
12h às 13h 30min – Intervalo dos cursos
13h 30min às 17h 30min – Cursos 12 ao 22, Curso Especial 01
14h às 18h - Apresentação de Trabalhos Científicos (pôsteres)
17h 30min às 18h 30min – Intervalo dos cursos
18h 30min às 22h 30min – Cursos 23 ao 33
23h – Atividade Social - Noite da UTI - no Salão Nobre do Clube Recreativo Dores com a Banda Realce e DJ Elizandro Campos
DIA 15/11/2011 – Terça-feira
8h às 12h – Cursos 01 ao 11
12h às 12h 30min – Intervalo dos cursos e Entrega de Certificados
ATENÇÃO!!! 12h 30min às 16h 30min – Cursos 12 ao 22
16h 30min – Encerramento e Entrega de Certificados
Cursos Programados
CURSO 01 – das 08h às 12h nos dias 13, 14 e 15/11
DANÇA EDUCACAO: Do ideal para o Real
CURSO 02 – das 08h às 12h nos dias 13, 14 e 15/11
BASQUETEBOL
CURSO 03 – das 08h às 12h nos dias 13, 14 e 15/11
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESPAÇO DE FATO OU DE FADA
CURSO 04 – das 08h às 12h nos dias 13, 14 e 15/11
GRANDES JOGOS, JOGOS TEATRAIS E ATIVIDADES DE QUADRA EQUIPE DIVERTIUM - SP
CURSO 05 – das 08h às 12h nos dias 13, 14 e 15/11
TREINAMENTO FUNCIONAL – VISÃO E APLICABILIDADES
CURSO 06 – das 08h às 12h nos dias 13, 14 e 15/11
MUSCULAÇÃO: ASPECTOS FISIOLÓGICOS E METODOLÓGICOS ATUALIZADOS
CURSO 07 – das 08h às 12h nos dias 13, 14 e 15/11
ATUALIZAÇÃO EM FITNESS AQUÁTICO - HIDROGINÁSTICA
CURSO 08 – das 08h às 12h nos dias 13, 14 e 15/11
RITMOS AFRO E GINÁSTICA PRÉ-COREOGRAFADA
CURSO 09 – das 08h às 12h nos dias 13, 14 e 15/11
FIT BALANCE – CURSO DE BOLA SUIÇA AVANÇADO
CURSO 10 – das 08h às 12h nos dias 13, 14 e 15/11
SUPLEMENTAÇÃO ESPORTIVA
CURSO 11 – das 08h às 12h nos dias 13, 14 e 15/11
RPG NAS ESCOLIOSES
CURSO 12 – das 08h às 12h nos dias 13, 14 e 15/11
DESENVOLVIMENTO DA INTELECTUALIDADE ATRAVÉS DA DANÇA
CURSO 13 – das 13h30min às 17h30min nos dias 13, 14 e 15/11
ESCOLINHA DE FUTEBOL – PREPARAÇÃO DO FUTEBOLISTA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
CURSO 14 – das 13h30min às 17h30min nos dias 13, 14 e 15/11
RECREAÇÃO: GINCANAS, JOGOS E MÚSICAS
EQUIPE DIVERTIUM - SP
CURSO 15 – das 13h30min às 17h30min nos dias 13, 14 e 15/11
3ª IDADE – GINÁSTICA LOCALIZADA E ATIVIDADES RECREATIVAS
CURSO 16 – das 13h30min às 17h30min nos dias 13, 14 e 15/11
MAT PILATES DO INICIANTE AO AVANÇADO
CURSO 17 – das 13h30min às 17h30min nos dias 13, 14 e 15/11
PERSONAL TRAINNING – AMPLIANDO O MERCADO COM DIFERENCIAIS METODOLÓGICOS E MERCADOLÓGICOS
CURSO 18 – das 13h30min às 17h30min nos dias 13, 14 e 15/11
PROCESSOS METODOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM E TÉCNICA DOS NADOS
CURSO 19 – das 13h30min às 17h30min nos dias 13, 14 e 15/11
Aero Jump (chegando aos 10 anos)
CURSO 20 – das 13h30min às 17h30min nos dias 13, 14 e 15/11
(MEETING DE LABORAL
CURSO 21 – das 13h30min às 17h30min nos dias 13, 14 e 15/11
GYMSTICK LOCALIZADA FUNCIONAL + GYMSTICK NORDIC WALKING – LANÇAMENTO NACIONAL!
CURSO 22 – das 13h30min às 17h30min nos dias 13, 14 e 15/11
ANATOMIA E BIOMECÂNICA APLICADA AO TRATAMENTO E A PREVENÇÃO DE LESÕES NO ESPORTE E NO FITNESS
CURSO 23 – das 18h30min às 22h30min nos dias 12, 13 e 14/11
DANÇA DE SALÃO: Didática e Pedagogia no Ensino-aprendizagem da Dança de Salão
CURSO 24 – das 18h30min às 22h30min nos dias 12, 13 e 14/11
FUTSAL TOTAL
CURSO 25 – das 18h30min às 22h30min nos dias 12, 13 e 14/11
RECREAÇÃO NO TURISMO E NA HOTELARIA
CURSO 26 – das 18h30min às 22h30min nos dias 12, 13 e 14/11
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
CURSO 27 – das 18h30min às 22h30min nos dias 12, 13 e 14/11
FLEXIBILIDADE, ALONGAMENTO & RELAXAMENTO
CURSO 28 – das 18h30min às 22h30min nos dias 12, 13 e 14/11
AVALIAÇÃO FUNCIONAL PARA ACADEMIA
CURSO 29 – das 18h30min às 22h30min nos dias 12, 13 e 14/11
RECREAÇÃO AQUÁTICA
CURSO 30 – das 18h30min às 22h30min nos dias 12, 13 e 14/11
CONVENÇÃO FITNESS
CURSO 31 – das 18h30min às 22h30min nos dias 12, 13 e 14/11
MASSAGEM ANTIESTRESSE
CURSO 32 – das 18h30min às 22h30min nos dias 12, 13 e 14/11
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ESPORTISTAS
CURSO 33 – das 18h30min às 22h30min nos dias 12, 13 e 14/11
STEP UPDATE – Atualização e Idéias
CURSO ESPECIAL 01 - das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min nos dias nos dias 13 e 14/11
TREINAMENTO DESPORTIVO

Quem estiver interessado em ir ao evento deve entrar em contato com o Paulo Daltoé, acadêmico do curso de Educação Física da Univates, e entregar a ele a cópia da inscrição dos cursos. O ônibus é por conta da Univates.