sexta-feira, 30 de março de 2012

DCE Univates – 30 anos

A história do Movimento Estudantil Universitário do Vale do Taquari, não pode ser tratada de forma isolada, pois está implantada e é influenciada pelo contexto, não só estadual, mas também nacional que dá as bases para o movimento regional que surge na década de 1970 no Vale do Taquari.

O Movimento Estudantil brasileiro passou por diversas fases ao longo de sua história. Desde um começo com iniciativas e atitudes individuais, onde não era falado em movimento e coletividade, até a junção de forças e a organização na consolidação do movimento e a participação ativa na vida política do país, que marcou profundamente a trajetória estudantil.

Juntamente com a criação dos cursos de graduação e a movimentação dos estudantes, surge a necessidade da representação destes perante a instituição, nascendo quase que no mesmo período, em 1970, os Diretórios Acadêmicos, ligados a cada curso. Deste modo, não podemos contar a história do Diretório Central de Estudantes - DCE sem apresentar o seu pano de fundo, que neste caso é o Centro Universitário Univates.

Em 1982, a representação estudantil passa por nova transformação, A Associação Acadêmica – A.A. é transformada em Diretório Central Integrado – DCI.

O Diretório Central Integrado – DCI, nova sigla que passa a definir o grupo que representa a instituição, inicia suas atividades em 03 de junho de 1982 existindo até 20 de maio de 1996. Nesse contexto em 1996, o DCI, passa por reformulação, onde foi aprovada a mudança dos estatutos pelos alunos e sua denominação é alterada para Diretório Central dos Estudantes – DCE, sigla usada até hoje (2012).

E para comemorar estes 30 anos de história e de uma nova cultura política dentro do movimento estudantil o DCE programou 30 atividades alusivas à data, que acontecerão durante todo o ano de 2012. O calendário parcial dos eventos segue abaixo.

Trote dos Bixos Solidário

Brincadeira feita com os calouros dos cursos de graduação da Univates. Acontece duas vezes por ano, em cada início de semestre. As equipes passam nas salas nos turnos da manhã e noite, procurando os novos estudantes.

Todo ano o DCE recebe os novos estudantes com brincadeiras que os identifique como “bixos”. O Diretório Central dos Estudantes é contra todo e qualquer ato violento cometido com estudantes, por isso a ideia do trote do Diretório é conscientizar as pessoas de como é importante ajudar o próximo, através de atos solidários. Todo material de limpeza, brinquedo e alimento que é arrecadado durante os dias do trote, é encaminhado a entidades carentes. Já as bebidas são usadas na festa dos bixos.

Festa dos Bixos

A tradicional festa, para recepcionar os novos estudantes acontece duas vezes por ano, no início de cada semestre. A cerveja a preço super camarada e o já conhecido “salsipão” são as principais atrações da festa. O evento acontece duas vezes por ano, no início de cada semestre.

Debate sobre a implantação do curso de Medicina

No dia 24 de março, o DCE em conjunto com os Diretórios Acadêmicos e com a Pró-Reitora Adjunta de Ensino Profa. Ms. Luciana Carvalho Fernandes discutiu a implantação do curso de Medicina na Univates. Na ocasião, fez-se todo um apanhado histórico do processo inicial e a partir disso, seguiu o debate com as dúvidas, mitos e convergências entre os estudantes e a comissão de implantação. Este foi o primeiro de muitos outros debates que serão colocados para que a comunidade acadêmica possa opinar e se posicionar em relação à implantação do curso de Medicina na Univates.

Páscoa Solidária

Para comemorar esta data tão especial o DCE organiza uma tarde de recreação e caça ao ninho em algum orfanato da Região. Este ano a AMAM foi novamente escolhida. A atividade vai ocorrer no dia 14 de abril, no turno da tarde. Mais informações através do dce@univtaes.br

Curso de Comunicação Oral

Com o objetivo de proporcionar aos alunos o conhecimento de técnicas de expressão oral, exercitando situações variadas de fala em público, o DCE Univates promove o Curso de Comunicação Oral ministrado pelo professor Wanderlei de Brito, graduado em Jornalismo; Educação Artística-Música; Pós-graduado em Comunicação Jornalística; Mestre em Ciências da Comunicação e Doutorando em Comunicação e Novas Tecnologias. O curso aborda as características da linguagem oral; recursos pessoais de comunicação; utilização da voz: dicção e respiração; técnicas para melhorar a dicção; postura e domínio da gesticulação; e preparação técnica. Mais informações através do dce@univates.br

Blitz de Responsabilidade Ambiental

A crescente consciência ambiental nos leva a adotar novas posturas que estejam baseadas na construção de uma nova cultura ambiental. Nos dias 16 e 17 de maio, o DCE realiza uma blitz para a distribuição de sacolinhas retornáveis, com o objetivo de conscientizar os estudantes quanto à causa ambiental e a redução do uso de sacolas plásticas.

Show 30 anos DCE – Pouca Vogal

Você estudante, é nosso convidado para comemorar os 30 anos do DCE Univates. E para esse momento tão importante, escolhemos uma atração tão especial quanto nossos convidados. Batizado de Pouca Vogal, o duo formado pelos músicos gaúchos é uma experiência nunca antes realizada na música pop nacional. O show será no dia 24/05, a partir das 20h45. Os ingressos podem ser retirados na sala do DCE, 400 do prédio 9. Qualquer dúvida entre em contato conosco através do email dce@univates.br

Debate “Que Educação Queremos na Universidade Comunitária?”

Está previsto para o mês de junho um grande debate sobre que tipo de educação os estudantes querem nas universidades comunitárias, com a participação da comunidade acadêmica, reitoria e professores, e representantes do movimento estudantil estadual (DCEs, UEE/RS Livre).

Aniversário do DCE

Todo aniversário tem que ter bolo. E o DCE não pode fugir a regra. No dia 03/06 o DCE assopra as 30 velhinhas e convida você para comemorar com a gente.

Festa Junina do DCE

Muita pipoca, quentão e pinhão. É a festa de São João do DCE que acontece dia 22/06 na sala 400 do prédio 9, a partir das 20h40.

Rio +20 e CONEG da UNE

Dentro das atividades alusivas aos 30 anos do DCE está a participação de parte da diretoria na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. A cidade do Rio de Janeiro será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012. O encontro recebeu o nome de Rio+20 e visa a renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Serão debatidos a contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável.

No mesmo mês acontece o Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), que reúne as principais lideranças de Diretórios Centrais de Estudantes, UEEs e Executivas de Curso. A 60ª edição do evento ocorre também no Rio de Janeiro e além de debater temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, terá a finalidade de elaborar uma plataforma política a ser apresentada à sociedade. Serão mais de 500 estudantes reunidos para discutir temas como educação saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia, mobilidade urbana, entre outros, e formular o “Projeto UNE Brasil+10”, fruto da Caravana que leva o mesmo nome é irá rodar todo o Brasil ano meses de março a maio. Para participar do CONEG, cada entidade precisa eleger seus delegados. Esse projeto é uma tentativa de sistematizar os debates que vão acontecer durante toda a Caravana Brasil+10, caravanas livres, e todas as outras atividades do movimento estudantil, que ao longo dos próximos dois meses levantarão a reflexão entre estudantes do Brasil que queremos construir nos próximos 10 anos.

Livro A História do Movimento Estudantil da Univates.

Os 30 anos do DCE serão documentados em um livro planejado em conjunto com o Centro de Memória da Univates. Os fatos mais marcantes do movimento estudantil no Vale do Taquari, desde seu surgimento até os últimos dias. O lançamento do livro acontece no segundo semestre do ano.

Conforme o restante das atividades alusivas aos 30 anos do DCE tiverem suas datas definidas, o calendário será atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário