O Diretório Central de Estudantes em conjunto com Diretório Acadêmico do Curso de História e o Diretório Acadêmico do Curso de Direito da Univates vem a público manifestar sua indignação diante dos comentários de cunho homofóbicos manifestados , durante o programa Contraponto, da Rádio Independente de Lajeado/RS, veiculado no dia 16/05/2011.
Ações e posicionamentos dessa ordem limitam um país que tem na democracia um de seus principais nortes, pois encerram o debate com a impossibilidade de ouvir e valorizar diferentes posições. Desta maneira elimina-se um dos direitos básicos dos cidadãos, o direito à vida, o qual inclui a possibilidade de viver e expressar opiniões e costumes diversos.
Salientamos que a discriminação de qualquer ordem fere a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Federal e uma série de legislações de nossos ditames jurídicos.
Afirmamos nossa crença na liberdade de ser, na diversidade cultural, na democracia, na justiça e na cidadania que permeiam a formação de uma sociedade sustentável e menos desigual.
Vemos como lamentável que opiniões e debates ainda sejam pautados em agressões e desrespeito. Causa-nos pasmo que palavras sejam simplesmente lançadas sem reflexão, palavras estas que nada mais fazem do que incentivar a incompreensão, o bullying e a violência.
Assim, como entidades representativas dos estudantes, atentamos para que a homossexualidade ou qualquer outro tema que suscite posicionamentos diversos sejam de agora em diante tratados de forma a fomentar discussões em que não somente se faça visível a paridade da representação como o respeito ao próximo, considerando-se sempre a primazia da dignidade humana.
Finalizando, lembrando sempre da liberdade de expressão, deixamos claro que nada temos contra debates. Divergências fazem parte das sociedades em geral e ressaltam-se em um país de território tão vasto quanto o nosso. O que repudiamos - e doravante o faremos - são declarações ou manifestações desrespeitosas, discriminatórias ou preconceituosas de quaisquer formas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário