quinta-feira, 21 de junho de 2012

Estudantes da UNIVATES no CONEG da UNE e Cúpula dos Povos/Rio+20


CONEG da UNE
O movimento estudantil brasileiro iniciou, na noite da sexta-feira (15/06), um dos seus principais encontros, o Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE (CONEG). Reunindo assim, centenas de representantes de DCEs, executivas de cursos e uniões estaduais dos estudantes para aprovar uma plataforma política que será apresentada à sociedade, no formato de um documento chamado “Projeto UNE Brasil+10”.
O Coneg acontece no momento em que o Plano Nacional de Educação para o país (PNE), apresentado pelo governo federal, está em tramitação decisiva no Congresso Nacional. No mesmo momento em que as universidades federais passam por um momento de grande agitação com a greve de professores, funcionários e estudantes.
Priorizando o PNE e a luta pelos 10% do PIB para a educação nos último anos, a UNE acompanha de perto a votação do PNE, que teve seu mérito aprovado na sua comissão especial na Câmara dos Deputados, seguindo agora para o Senado Federal.
As políticas de assistência estudantil e permanência do estudante na universidade estão no topo da lista das reivindicações do movimento estudantil. Durante o debate, estudantes vindos de diversas regiões do país expuseram suas demandas e discutiram soluções. A necessidade de construção de Casas do Estudante, restaurantes universitários, infraestrutura adequada, possibilidade de acúmulo de bolsas e passe livre foram os principais pontos apresentados nas intervenções.
“Terminamos mais um CONEG da UNE, com muito progresso e prospectivas de avançar a um olhar especial aos estudantes de instituições privadas. Será lançado ainda neste ano, uma jornada de lutas e um comitê permanente da UNE, para pressionar o governo de que está mais do que na hora de regulamentar e democratizar as universidades pagas”, diz Carlos Augusto Portela, presidente do DCE Univates.

Cúpula dos Povos/Rio+20
Iniciou na última sexta-feira a Cúpula dos Povos, evento paralelo a Rio+20, com o tema “Na Rio+20 por justiça social e ambiental”. É realizada pela sociedade civil, organizada por meio de entidades, ONGs, associações, centrais sindicais, entre outros. Tem por foco debates ligados a sustentabilidade ambiental e desenvolvimento social.
Nestes primeiros dias os fatos marcantes foram os protestos e marchas como a das mulheres reivindicando seus direitos, liberdade para com o seu corpo, melhorias na Lei Maria da Penha, igualdade salarial e direito de escolha ao parto em casa. Outra reinvindicação marcante na conferência foi a de diversos povos indígenas sobre o código florestal, o repúdio à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e principalmente a demarcação de suas terras.
Além disso, ressaltamos um espaço de economia solidária, onde são encontrados produtos orgânicos reciclados e sustentáveis que são produzidos por autônomos, objetivando um cooperativismo para uma sociedade mais justa. Mostrando assim, que é possível viver em harmonia com a natureza.
“A troca de ideias com as mais diversas culturas existentes no mundo, aqui reunidas, tem nos feito crescer como pessoas, e certamente voltaremos à Lajeado com uma bagagem grande de experiência e conhecimento, prontos para colocar em prática o que estamos vendo. Ainda tem muito mais para acontecer, isso é só o início”, diz Paula Lorenz Abella, secretária do DCE Univates.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

3º Encontro do ProUni



A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Estadual dos Estudantes (UEE Livre/RS) promoveram nesta última quinta, dia 31, com início às 19h, o Encontro Estadual dos Estudantes Bolsistas do ProUni no Rio Grande do Sul. O evento foi realizado no Auditório da Faculdade de Informática da PUC RS. Como não poderia deixar de ser diferente, o DCE Univates se fez presente no evento, sendo representado por membros da diretoria.
O encontro teve por objetivo construir um balanço dos estudantes sobre o programa apontando seus limites, levantando demandas e propondo políticas que possam garantir a permanência dos alunos bolsistas do ProUni. Houve também certas reivindicações por parte dos alunos, sendo as principais em função da falta de assistência para com os estudantes que fazem uso da bolsa do ProUni. Dentre as principais queixas, está a falta de vale alimentação, vale transporte e moradia com mais fácil acesso.
As sínteses das discussões do Encontro foram apresentadas na forma de uma carta de reivindicações, entregue ao Ministério da Educação, à Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS e também às instituições de ensino do estado que aderem ao programa.
Se você, bolsista do ProUni, se interessa em participar deste tipo de evento, entre em contato com a UEE Livre/RS para maiores informações de futuros encontros como esse. Sabemos que o estudante tem voz para reivindicar os seus direitos!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Audiência Pública do Instituto Federal de Educação


RIO+20 E CONEG DA UNE


Dentro das atividades alusivas aos 30 anos do DCE está a participação de parte da diretoria na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. A cidade do Rio de Janeiro será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012.
O encontro recebeu o nome de Rio+20 e visa a renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Serão debatidos a contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável.
No mesmo mês acontece o Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), que reúne as principais lideranças de Diretórios Centrais de Estudantes, UEEs e Executivas de Curso. A 60ª edição do evento ocorre também no Rio de Janeiro e além de debater temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, terá a finalidade de elaborar uma plataforma política a ser apresentada à sociedade.
Serão mais de 2000 estudantes reunidos para discutir temas como educação saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia, mobilidade urbana, entre outros, e formular o “Projeto UNE Brasil+10”, fruto da Caravana que leva o mesmo nome é irá rodar todo o Brasil ano meses de março a maio. Para participar do CONEG, cada entidade precisa eleger seus delegados. Esse projeto é uma tentativa de sistematizar os debates que vão acontecer durante toda a Caravana Brasil+10, caravanas livres, e todas as outras atividades do movimento estudantil, que ao longo dos próximos dois meses levantarão a reflexão entre estudantes do Brasil que queremos construir nos próximos 10 anos.
Fique por dentro do site, blog, facebook e twitter do DCE, pois estaremos atualizando os mesmos com informações sobre esses eventos, diretamente do Rio de Janeiro!