sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O que é o DCE e para que serve a Carteirinha Estudantil?

O Diretório Central dos Estudantes foi fundado em 1982, e desde então vem defendendo e lutando pelos estudantes dentro e fora da Univates. É uma entidade civil, sem fins lucrativos que tem como objetivo representar a comunidade acadêmica nos conselhos e comissões universitárias e lutar pelos direitos dos estudantes e pela qualidade da educação. Com uma diretoria composta por estudantes de cursos de diversas áreas, e por DAs – Diretórios Acadêmicos- de cada curso, formados por estudantes das áreas específicas, o discurso do DCE fica plural, pois abrange todas as áreas, mas ao mesmo tempo singular pois respeita as individualidades de cada curso e área. Uma taxa estudantil é cobrada todo o ano, e é a maneira de ajudar a manter a entidade viva, o aluno não é obrigado a pagar por ela e caso não tenha mais interesse em colaborar, deve passar no DCE, solicitando a dissociação. A maior parte desse valor arrecadado é repassada aos Diretórios Acadêmicos de cada curso. É o dinheiro que possibilita as semanas acadêmicas, os eventos, as palestras, etc. Além disso,
é a contribuição do aluno que mantém a nossa estrutura física e pessoal, que faz com que sejam possíveis as festas e trotes dos bixos, os cursos disponibilizados periodicamente para os estudantes, viagens etc. O Diretório representa os alunos também junto aos conselhos. São aproximadamente oito: CONSUN, FAE, Bolsa Carência, CPA, FIES, PCR, CONSEN, FUVATES.

A carteirinha estudantil do DCE Univates, além de fornecer os descontos de meia entrada defendidos por lei em espetáculos culturais, traz uma série de benefícios e descontos em vários estabelecimentos da
região. Você pode conferir a lista de conveniados no univates.br/dce. Se você ainda não tem a sua, basta solicitá-la no link www.unvates.br/reserva. O período de reservas fica aberto somente até dia 23 de março. Se você tentou solicitar e não conseguiu é porque ela já esta pronta, é só passar no DCE e retirar.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TROTE SOLIDÁRIO DOS BIXOS

É bixo e não lembra o que deve trazer em cada dia do trote solidário? A gente te ajuda a lembrar!

Dia 27/02 (segunda) - 1 Livro infantil ou 1 jogo educativo

Dia 28/02 (terça) - 2 produtos de limpeza

Dia 29/02 (quarta) - 2 latas de cerveja Antartica

Dia 01/02 (quinta) - 2kg de alimento não perecível

O recolhimento dos trotes será feito em sala de aula. Se nenhuma das equipes coletoras passar na sua sala ou se você tiver alguma dúvida, você pode passar no DCE, sala 400 do prédio 9.

"O Diretório Central dos Estudantes da Univates é contra todo e qualquer ato violento cometido com estudantes."

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Iniciando os trabalhos deste Ano!

No Brasil é bem comum ouvir que o ano só começa depois do carnaval. É uma maneira descontraída de dizer que as pessoas só entram no ritmo depois dos dois primeiros meses do ano. Pode ser que seja assim mesmo, depois de um período de férias é normal que se leve algum tempo para se adequar a rotina corrida dos dias de trabalho pesado. Mas é um erro generalizar.

Por exemplo, nós do DCE iniciamos 2012 antes mesmo de 2011 terminar. Isso porque este ano é especial para o Diretório Central dos Estudantes da Univates.

No mês de maio completaremos 30 anos de vida no movimento estudantil. E ao longo de todo este tempo os acadêmicos de todos os cursos da nossa universidade foram nossa motivação, e peças fundamentais em nosso trabalho.

Sendo assim, para que a comemoração seja à altura destes estudantes, foi preciso planejar com cuidado todas as atividades que farão parte desta comemoração, para que nada dê errado. A diretoria vem se esforçando desde o ano passado, entre reuniões, sugestões, votações e muito trabalho.

E é claro que não é só festa. Para fazer valer todos estes 30 anos, e garantir tantos mais que virão pela frente, o DCE se mantém na luta, representando os estudantes nos conselhos da instituição e fora dela, se fazendo presente em congressos e encontros que tem como pauta a educação e sempre levantando a bandeira do movimento estudantil, defendendo seus direitos e lutando por eles. Esperamos que mais uma vez, você venha fazer parte disso tudo com a gente! Tudo para que este ano comemorativo não seja especial só para o DCE, mas principalmente para você estudante!

Bem vindo, 2012!