segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Horários Especiais do DCE


Dias

Horários

19/12, 20/12 e 21/12

Estaremos fechados.

22/12 e 23/12

Das 9 às 11 horas e 18:30 às 21 horas.

24/12 (sábado)

Estaremos fechados.

26/12, 27/12 e 28/12

Das 9 às 11 horas e 18:30 às 21 horas.

29 de dezembro de 2011 até 29 de janeiro de 2012

Férias.

30/01 até 03/02

Das 8:30 até as 11:30 horas.

06/02 até 10/02

Das 18:30 até as 21 horas.

13/02 até 17/02

Das 8:30 até as 11:30 e das 18:30 até as 21 horas.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A polêmica de Belo Monte

Semanas atrás um vídeo circulou pelas redes sociais gerando muitos comentários. O assunto que gerou tanta polêmica é a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A produção é uma iniciativa do Movimento Gota d’Água, que apoia soluções inteligentes, responsáveis, conscientes e motivadas pelo bem comum. A questão de Belo Monte vem sendo debatida há mais de vinte anos. Depois de inúmeros estudos socioambientais, vistorias e audiências públicas, em junho deste ano a licença de instalação da usina foi concedida, e pouco depois as obras civis tiveram início. No vídeo antes citado, atores globais defendem a paralisação da obra, alegando que o Parque Nacional do Xingu será devastado, e a área onde a população ribeirinha e as comunidades indígenas vivem hoje será tomada pela água. Levantam ainda, questões como o valor da obra, e a capacidade de produção de energia, mesmo funcionando em apenas alguns meses do ano. O objetivo do vídeo é arrecadar assinaturas em uma petição que será enviada a presidente Dilma Rousseff, solicitando a interrupção imediata das obras e a abertura de um amplo debate, que convoque os brasileiros a refletir e a opinar sobre qual modelo de progresso estão dispostos a perseguir, cientes das consequências de suas escolhas. Em contra partida, universitários de vários estados veicularam vídeos com respostas as colocações do movimento, esclarecendo algumas questões, e levantando outras que não tinham sido abordadas. A questão energética no Brasil, ainda é um problema. Preservar o Meio Ambiente e defender as comunidades indígenas também é necessário. E qual é a tua opinião, estudante?

Ainda não tem uma opinião formada sobre o assunto? Leia um pouco mais sobre Belo Monte nos links abaixo:

http://www.mme.gov.br/mme/menu/belo_monte.html

http://www.mma.gov.br/estruturas/182/_arquivos/faq_belomonte_182.pdf

http://www.blogbelomonte.com.br

http://www.socioambiental.org/esp/bm/index.asp

http://www.ibama.gov.br/publicadas/

http://www.funai.gov.br/

http://www.wwf.org.br/

http://www.greenpeace.org/brasil

http://movimentogotadagua.com.br/

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Nota sobre o aumento das mensalidades.

O manifesto contra o aumento das mensalidades realizado no dia 23 de novembro, por cerca de mil alunos resultou na criação de uma comissão, composta por três alunos indicados pelo DCE e três representantes da área administrativa da Univates, com o objetivo de analisar e avaliar o orçamento da instituição para 2012 e a partir desta análise deliberar sobre o reajuste necessário nas mensalidades.

Na mídia regional a informação que se veiculou foi de que o aumento seria de até 12%. No primeiro encontro, que aconteceu no dia 01 de dezembro, a proposta da instituição era de 9,8%. Em uma reunião de cerca de uma hora, depois de analisar com cuidado todo investimento em cada setor, a comissão chegou ao valor de 8,8%. Os representantes do DCE indicados para fazer parte da comissão solicitaram mais uma reunião, para que as planilhas orçamentárias fornecidas pela instituição, pudessem ser analisadas pela assessoria contábil do DCE, no entanto o material foi insuficiente para uma análise mais detalhada. A administração da Univates foi irredutível quanto ao valor e propôs o acordo em 8,8%. Caso contrário a proposta levada ao conselho universitário seria a primeira apresentada, estimada em 9,8%.

O Diretório Central dos Estudantes, optou por acordar em 8,8%, visto que sem o acordo o aumento seria mais alto. Sem dúvidas uma vitória, tendo em vista que é o menor aumento, entre as universidades comunitárias. A possibilidade do debate a respeito das mensalidades, a criação desta comissão que avaliou e deliberou sobre os valores, só foi possível através do manifesto dos estudantes. Todos aqueles que colaboraram com a campanha tem mérito neste avanço da política estudantil na Univates. Momentos como esse nos instigam a continuar vivos no movimento, representando os estudantes na luta por uma educação de qualidade para todos.

Plano Nacional de Educação

A Universidade estará a serviço da sociedade brasileira a partir do dia em que mais jovens estiverem sentados em seus bancos, tendo acesso à um ensino de qualidade, capaz de formá-los para atuar criticamente na sociedade e no mundo do trabalho.

Por isso, estamos entre aqueles que defendem o atual momento de expansão da educação superior brasileira, em especial da duplicação de vagas nas universidades federais por meio do Reuni, a expansão da rede técnica federal através da criação dos IFETS, aumento de vagas pelo ProUni - Programa Universidade para Todos e pelo continuo avanço nas politicas do FIES.

A democratização da Universidade passa pelo desafio de associá-la à construção de um projeto de nação soberano, capaz de combater as diversas formas de desigualdade existentes na sociedade brasileira. Por isso, a Universidade que queremos tem o papel fundamental de incluir setores alijados historicamente do acesso ao ensino superior brasileiro.

Nesse sentido, o último período foi marcado pelo avanço das políticas de ações afirmativas na universidade. A nível nacional, contamos com o avanço no Congresso Federal de projetos de lei sobre o tema e, em especial, um conjunto significativo de universidades vem adotando políticas específicas de reparação étnico-racial.

Tais políticas de ação afirmativa, ainda que de forma incompleta, estão contribuindo para um novo cenário nas universidades brasileiras, garantindo a inserção de parcela significativa da população brasileira, historicamente excluída, na produção do conhecimento acadêmico do país.

O Plano Nacional de Educação aborda a temática de forma limitada ao propor a adoção de políticas afirmativas voltadas somente aos estudantes de escola pública. O desafio do movimento estudantil deve ser garantir o recorte étnico-racial nesta política, com base inclusiva nas resoluções da Conferência Nacional de Educação.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS

O dia primeiro de dezembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS, doença transmitida por contato entre o sangue contaminado e o sangue não contaminado.

A sigla AIDS significa síndrome da imunodeficiência adquirida, mas sua origem vem do inglês – Acquired immunodefiecience syndrome.

A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de fazer dela um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença, mas de amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da doença.

No Brasil, a data foi estabelecida desde 1988, a fim de alertar a população sobre as formas de transmissão da doença e os avanços dela pelo país.

Normalmente, as pessoas que adquirem o vírus HIV (vírus humano da imunodeficiência) desenvolvem várias doenças, pois o mesmo destrói os glóbulos brancos, conhecidos como linfócitos T-CD4, que dá imunidade ao organismo, enfraquecendo o meio de defesa natural. Com essa destruição, o corpo fica abatido, sujeito a adquirir doenças oportunistas, como pneumonias, infecções, herpes, diarreias e alguns tipos de câncer. Na fase mais avançada da doença, podem aparecer doenças mais graves, como tuberculose, meningite, dentre outras.

Os sintomas da doença podem demorar a aparecer, um dos grandes problemas para a contaminação. A pessoa contaminada com o vírus HIV pode transmiti-lo através de relações sexuais ou de formas mais simples, quando o seu sangue entra em contato com o sangue de uma pessoa saudável. Isso é muito sério, pois esse contágio tem ocorrido em salões de beleza, através de alicates de unha, no uso compartilhado de agulhas, ao colocar piercings e fazer tatuagens, em consultórios odontológicos e etc.

Existem casos de pessoas que já foram contaminadas em transfusões de sangue, mulheres grávidas também podem transmitir o vírus para os bebês.

O preconceito faz com que as pessoas acreditem que possam ser contaminadas por outras formas. Isso não é verdade! O vírus HIV não é transmitido através de relações sexuais com o uso de preservativos (camisinhas), beijo no rosto ou na boca, picada de insetos, abraços, contato com o suor do doente, compartilhar objetos, como toalhas, sabonetes, talheres, assentos de ônibus, piscinas e muito menos pelo ar.

Diferente do que muitos pensam, os doentes de AIDS ficam muito fragilizados emocionalmente, precisando de atenção, amor e carinho, amizade e proximidade das pessoas.

No mundo todo, o continente africano é o mais contaminado com essa doença, mas os índices de maior aumento da contaminação pelo HIV aparecem na Ásia Central e no Leste Europeu.

No Brasil, o governo oferece tratamento gratuito para os contaminados, mas nem sempre os medicamentos são encontrados nos hospitais que oferecem o tratamento. São coquetéis montados especificamente para combater a doença, sendo o custo muito alto, dificultando a distribuição para os doentes. O remédio é muito agressivo para o organismo, que já se encontra fragilizado, causando efeitos colaterais muito sérios, como problemas renais e de fígado.

O governo brasileiro oferece exame para constatar a doença, através dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que dão todo o apoio para os infectados.

Fonte: Brasil Escola