segunda-feira, 18 de julho de 2011

Congresso da UNE, a vez dos estudantes.

Terminou neste domingo (17) em Goiânia, o 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). Um dos eventos mais representativos, em que milhões de estudantes foram, de alguma forma, mobilizados em reuniões e assembleias em que debateram os principais problemas que afligem a educação no Brasil.
A UNE é um dos símbolos mais fortes da democracia no país e se consagrou como uma das entidades mais credenciadas na luta pelos anseios de liberdade não só da juventude mas do próprio movimento democrático e popular.

O 52º Congresso da UNE aprovou resoluções que podem impactar positivamente o desenvolvimento nacional. Como bandeiras prioritárias os estudantes reunidos em Goiânia decidiram lutar pelo investimento na educação de 10% do PIB e pela atribuição de 50% do Fundo Social do pré-sal à educação. Os estudantes decidiram intensificar a luta para erradicar o analfabetismo e ampliar o acesso e a qualidade do ensino superior.
Fiel às suas tradições de politização das lutas, a UNE decidiu apoiar a criação da Comissão da Verdade, ressaltou a importância do Plano Nacional de Educação (PNE) e se manifestou a favor da realização de reformas estruturais democráticas no país.

Agora esperamos a volta dos representantes do DCE Univates, que estavam no congresso, para dar seguimento ao desafio constante de ajudar o Brasil a percorrer os caminhos e as lutas por uma nação mais justa e desenvolvida. O movimento estudantil, se prepara para vôos maiores, em especial, na luta por uma educação de qualidade, e nós estamos preparados para defender esta causa e dialogar com a sociedade para que o país avance.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Concurso Sicredi

Pessoal, a aluna Caroline Sulzbach tem um recado pra todo mundo:

"Estou concorrendo ao prêmio final do concurso do Sicredi “Qual nome combina mais com cada Poupedi?” com a sugestão para o Poupedi azul: Lobato .
Fiquei entre os finalistas a nível nacional da promoção na 1ª etapa e preciso do seu voto para vencer a segunda e última etapa.
Para me ajudar é muito simples, basta votar na minha sugestão na comunidade do Poupedi no Orkut até o dia 14/07/2011!
Entre na comunidade do Poupedi, em: http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=as&cmm=113769833 e vá em "participar", à esquerda.
Depois vá até o final da página, na enquete e em "Qual nome combina mais com o Poupedi azul?" e escolha a opção LOBATO.

Por favor....só umas clicadinhas....o prêmio será uma câmera digital!
Estou representando a região, já que meu concorrente é de POA.


Por que escolhi o nome Lobato para o Poupedi Azul??

Lobato refere-se ao escritor Monteiro Lobato, como uma forma de homenagear um dos maiores nomes da Literatura Brasileira.
Monteiro Lobato criou um universo para a criança enriquecida pelo folclore, buscou o nacionalismo na ação das personagens que refletiam na brasilidade, na linguagem, comportamentos e na relação com a natureza.
Escolhi esse nome pro Poupedi Azul, já que ele é todo intelectual!!

Valeu pessoal!
Desde já agradeço!"


Vamos votar galera!



2º Campeonato dos Sedentários

Demorou, mas chegou!
Mais um Campeonato dos Sedentários vem por aí!
Serão 3 modalidades: Sinuca e Fla-Flu (em duplas) e PlayStation (individual). Não haverá separação em categorias feminina e masculina.

O Campeonato será realizado no DCE Univates, nos dias 18 e 19/08, das 19h30min às 22h, e no dia 20 de agosto,das 08h15min às 11h30min.
A inscrição é 1Kg de alimento não perecível, e de
ve ser feita até o dia 16/08, no DCE.
Mais informações pelo dce@univates.br



segunda-feira, 11 de julho de 2011

Comissão da Câmara discute as metas para o ensino superior

A elevação da taxa de matrícula da população de 18 a 24 anos, dos atuais 17,4% para 33%, até 2020, é uma das metas previstas para o ensino superior pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Este foi um dos assuntos discutidos no dia 29, pela comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto de lei 1209/11, que tramita naquela casa em regime de urgência.O secretário de educação superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa afirma que é uma meta possível de ser alcançada, principalmente se observarmos o salto que o país deu nos últimos oito anos, triplicando o número de concluintes no ensino superior. A meta prevista para a taxa de matrícula no ensino superior, sem considerar faixas etárias, é de 50% da população, também até 2020.

Durante o encontro, foram elencadas as cinco principais ações do ministério que objetivam o cumprimento das metas: a ampliação e interiorização das universidades federais com o Programa de Expansão e Reestruturação (Reuni), a expansão da rede federal de educação tecnológica, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Estas são ações que estão em constante aperfeiçoamento para que seja alcançada a ampliação do acesso, com a garantia da qualidade.

Sobre as formas de acesso, foi ressaltada a mudança cultural que o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) provocou no modelo tradicional de vestibular. Esse é um sistema mais justo porque permite aos estudantes sem condições financeiras o acesso a diversas instituições públicas de ensino superior, além de reduzir toda aquela pressão que os vestibulares provocavam. O programa de oferta de 75 mil bolsas de estudos no exterior, no prazo de quatro anos, em desenvolvimento pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, também foi lembrado pelo secretário como estratégia para a ampliação do acesso. É uma ação que, com certeza, terá forte impacto na qualidade do ensino e no estímulo aos jovens.